terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Internet Wi-fi na baixada, de graça!

Saiba mais clicando aqui!

O governo do estado do Rio de Janeiro, junto com a Universidade Federal Fluminense, inaugurou um projeto de inclusão digital que pretende levar o acesso à internet, através da tecnologia Wi-Fi, a mais de 1,7 milhão de fluminenses.
Batizado de Baixada Digital, o projeto cobrirá uma parte da região da Baixada Fluminense – composta pelos municípios de São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis.
São João de Meriti se deu bem: terá cobertura Wi-Fi para "toda" a população.
Para ter acesso ao serviço, o morador tem que pagar R$ 150 por um kit que contém antena (acompanhada de mastro e suporte), adaptador USB para o computador e conectores específicos. Para que o sinal seja mais forte, os moradores precisam instalar as antenas no teto de suas casas, assim como fazem com a antena de TV, e ajustar a posição. Aqueles que usam notebooks e estiverem a até 60 metros das antenas espalhadas pela região não precisam adquirir o kit, só não me explicaram como o sinal vai entrar no notebook, talvez usando bruxaria quem sabe.

Embora eu reconheça a utilidade do projeto, acho uma grande babaquice, o morador da baixada vive fudido na mão de empresário de ônibus, não tem saneamento básico, saúde ou segurança pública, internet não deveria ser prioridade do governo, isso me lembra a história do bolsa celular do governo federal, mas já é assunto para outra postagem.
Estou imaginando agora o sujeito saindo de casa com seu notebook pulando poça de esgoto e correndo de ladrão.
O que vai acontecer na prática (98%) é a galera se endividando nas casas Bahia para comprar o notebook da xuxa, e os analfabetos adolescentes torrando o recurso em MSN, e orkut.

O cálculo das zonas de sombra, no atalho do início da postagem, não levou em consideração a existência de morros, ou seja isso tem tudo para dar errado! Mas como sempre me resta a esperança de estar enganado, afinal ano que vem tem eleição para governador.

http://www.baixadadigitalrj.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que realmente mudou?

Documento especial de 1990, sobre o surfe ferroviário. Várias imagens sobre a miséria que é o subúrbio do rio fde janeiro, hoje são poucos os surfistas, mas o que mudou realmente?