quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Estatuto Trilhos do Rio (ONG)

Olá, pessoal !
No próximo dia 12 de setembro o nosso fórum de debates (www.trilhosdorio.com.br/forum), base de criação e fortalecimento do nosso grupo, completará 3 anos de existência ! De lá pra cá diversas conquistas e realizações foram conseguidas, mas ainda temos um caminho extenso pela frente, talvez até agora tenhamos percorrido nem 1% do que pode ser percorrido ainda.
Visando a evolução e fortalecimento do nosso grupo, nosso próximo passo será formalizar o grupo. Deixar de ser virtual para nos tornarmos uma realidade, apesar de já sermos em diversos aspectos. Entretanto, com a formalização do grupo, poderemos ser mais atuantes no meio ferroviário, em todos os tempos: passado, presente e projetos futuros dos transportes sobre trilhos no estado do Rio de Janeiro.
Para isso, um dos caminhos naturais é tornarmos o grupo uma ONG (Organização Não Governamental). Formalizando o grupo, um imenso leque de oportunidades se abre, com inúmeras opções de atividades. E o melhor é que poderemos obter recursos para a realizações destas atividades, através de doações de empresas ou do próprio governo.
Temos visto ultimamente várias polêmicas e atividades ilegais envolvendo este tipo de organização, desde o desvio de doações recebidas até lavagem de dinheiro de políticos ou empresários. Muita calma nessa hora ... temos total convicção das irregularidades dessas atividades que deturpam a nobreza das ações que toda ONG deveria realizar, e queremos e faremos que isso NUNCA contamine nossa equipe.
Para isso, junto com a importantíssima contribuição do amigo Carlos Assis, muito experiente nesse assunto e nos meandros da documentação necessária para a formação de uma ONG, montamos um esboço de Estatuto Associativo, um documento que possui as instruções gerais de formação, coordenação e atuação da ONG, em vários âmbitos. Este documento segue em anexo, em formato .DOC  e gostaria de que debatêssemos sobre os diversos artigos contidos neste documento. Após a leitura (são 20 páginas, um pouco de burocracia, mas vale a pena ler), poderemos debater respondendo a este e-mail, acessando o link abaixo, no fórum de debates:
http://www.trilhosdorio.com.br/forum/viewforum.php?f=230 ou então através do grupo no Facebook (https://www.facebook.com/groups/trilhosdorio/) ou ainda pelo aplicativo TELEGRAM, uma plataforma segura que pode ser utilizada em Smartphones e computadores simultaneamente e que poderá tornar-se o meio de comunicação oficial do grupo. Para quem já usa o Whatsapp, nada muda, os aplicativos são idênticos. Tudo isso será passado em detalhes a todos em breve.
Para isso, gostaria que todos participassem da criação deste estatuto, dando opiniões e sugestões, apontando erros e entrando com novas idéias para que brevemente possamos figurar mais do que um conhecido fórum de debates e pesquisas, mas uma instituição respeitada e mais ainda conhecida do que já somos hoje. E além disso, para que possamos ser uma referência na matéria "Transporte sobre trilhos" no estado !
Enfim, é isso. Peço por favor que leiam o estatuto em anexo, ou através dos links acima (fórum ou Facebook), e opinem. Sua mensagem com certeza será muito importante.
Nos falamos em breve.

Atenciosamente,
Eduardo P.Moreira
“DadoDJ”
Administrador Trilhos do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que realmente mudou?

Documento especial de 1990, sobre o surfe ferroviário. Várias imagens sobre a miséria que é o subúrbio do rio fde janeiro, hoje são poucos os surfistas, mas o que mudou realmente?