quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O auto de Linha RFFSA -101

Auto de linha é um pequeno veículo ferroviário auto-propulsado utilizado para conservação da via permanente, transporte de pessoal e inspeção de trechos da ferrovia.

O Auto de linha 101, é hoje a peça mais valiosa do acervo da AFPF, o mesmo é a espinha dorsal da conservação e operação do trecho de Governador Portela a Miguel Pereira-rj.

Um pouco da história desse equipamento, o mesmo foi cedido pela CBTU durante os anos 90 para o projeto de recuperação da estrada de ferro Mauá, em Magé, o projeto de recuperação não foi adiante e o auto ficou com a AFPF em Miguel Pereira, sendo utilizado por voluntários para manutenção do trecho recém desativado da linha auxiliar. Até que surgiu o projeto do trem da estrada real e durante um tempo ele foi cedido para a prefeitura de Paraíba do Sul trabalhando na recuperação da linha e depois sendo utilizado para tracionar uma pequena composição em substituição a locomotiva a vapor. Após um acidente, o trem da estrada real foi desativado o auto de linha abandonado pela prefeitura de Paraíba do Sul onde foi gravemente danificado.
Agora está novamente com a AFPF operando na recuperação do trecho Governador Portela -Miguel pereira., sendo reparado e reformado, hoje além de servir a conserva da via o mesmo reboca nossa pequena composição para passeios.


 Estação Vila Rica, a foto é da segunda metade dos anos 90. Reparem no logotipo da CBTU na frente, nessa época a pintura era amarelo com letras pretas, nas laterais haviam haviam inscrições da EFM e do patrocínio da Light. Foto de Edson Vander.


Auto de linha 101, após a sua segunda reforma executada pela AFPF, na estação de Cavaru, em 2003 já com a prefeitura de Paraíba do sul com os primeiros sinais de má conservação. Foto Latuff


Reboque puxado pelo auto em Paraíba do Sul, a idéia é construir alguns desses para utilizar em Miguel Pereira.


No pátio de Governador Portela, a terreno ao fundo era a antiga oficina de pontes, demolida pela prefeitura de Miguel Pereira. Nota-se a destruição do veículo que foi devolvido para a AFPF  destruído, na foto pode-se perceber que até mesmo os para brisa foram arrancados.Foto Victor A. Silva


O auto de linha em setembro de 2009, após já ter recebido vários reparos, está programado para o início de 2010 a pintura do mesmo. Reparem que a ele está engatada uma vagoneta. Foto Victor A. Silva.




Repintura, feita pela AFPF em maio de 2010.
Fotos de  Lauro (Play MRS)
 
Auto de linha junto ao novo fosso de inspeção 
(http://parahdiario.blogspot.com/2010/06/atualizacao-sobre-afpf-em-migeul.html)

Detalhe, o sistema de engate tipo parafuso e corrente

Vagoneta, também pintada


Vista da cabine

Molas da suspensão

Sistema de freio e traçao via eixo cardan
 
Aos poucos a ferrovia vai renascendo em Miguel Pereira.

2 comentários:

O que realmente mudou?

Documento especial de 1990, sobre o surfe ferroviário. Várias imagens sobre a miséria que é o subúrbio do rio fde janeiro, hoje são poucos os surfistas, mas o que mudou realmente?