Notícia sem graça, afinal a supervia no rio já te driverless a um bom tempo, quem se lembra daquele trem desgovernado em Ricardo de Albuquerque a uns 2 meses atrás...
São Paulo
A linha 4 - Amarela, inaugurada essa semana em São Paulo, traz diversas novidades tecnológicas aos paulistas.
Uma delas são os trens sem condutores (driveless), que funcionam sendo operados por rádio. A linha é controlada de forma remota pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e a estação é a primeira da América Latina a adotar o sistema sem condutor. Os trens utilizam um sistema carrossel, onde todos seguem a mesma velocidade e o ajuste é feito diante do tráfego de trens.
A comunicação entre os trens e o CCO é feita através de antenas nos túneis e um mapa eletrônico no Centro de Controle permite a visão da posição de cada trem.
Outra novidade da estação é o acesso à internet por conexão sem fio, onde o usuário poderá acessar a internet de qualquer lugar da estação.
A linha 4 - Amarela começou a funcionar 27/05 somente entre as estações Faria Lima e Paulista, das 9hrs às 15hrs. No início, a estação ficará em regime de operação assistida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário