sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Conversa verde para boi dormir


"Na fila do supermercado o caixa diz uma senhora idosa que deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não eram amigáveis ao meio ambiente. A senhora pediu desculpas e disse: “Não havia essa onda verde no meu tempo.”

O empregado respondeu: "Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com nosso meio ambiente. "

"Você está certo", responde a velha senhora, nossa geração não se preocupou adequadamente com o meio ambiente....

É uma situação recorrente, quem ainda não ficou surdo por causa dos iphones and ifucks da vbida já devbe ter ouvido algo assim. O engraçado, ou melhor trágico, é que de 10 anos para cá essa onda verde maconha, tomou conta da cabeça desse bando de analfabetos viciados em internet.

Não sei se eu fiquei velho ou se o povo emburreceu, mas é impressionante como a turma com menois de 20 anos é arrogante e débil mental.

Com um mínimo de memória, você e eu brasileiros, vamos lembrar que:

Há menos de 10 anos, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.

Realmente não nos preocupamos com o meio ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes em todas as lojas e nos escritórios. Caminhamos até o comércio, ao invés de usar o carro cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.

Nós não nos preocupávamos com o meio ambiente. Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque eram muito caras as fraldas descartáveis.

Roupas secas: a secagem era feita estendendo a roupa no sol, e não em máquinas. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas.

Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.

Mas é verdade: não havia preocupação com o meio ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que em 1' ano ou vai ficar obsoleta ou quebrará. E depois será descartado como?

Resto de comuida virava ração de porco.

Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo, não plastico bolha ou pallets de plástico, descartáveis, que duram cinco séculos para começar a degradar.

Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama, ou uma foice, que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a eletricidade. Aliás hoje se paga para fazer a força que você pagou para não fazer em casa.

Não havia naquela época preocupação com o meio ambiente. Bebíamos água de filtros de barro em coipos de vidro, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos.

Naqueles dias, as pessoas tomavam o trem ou de ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas.

Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos.

Nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima.

Então, não é risível que a atual geração fale, ou melhor twite, tanto em meio ambiente, mas não quer abrir mão de nada e não pensa em vivercom um pouco menos de preguiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que realmente mudou?

Documento especial de 1990, sobre o surfe ferroviário. Várias imagens sobre a miséria que é o subúrbio do rio fde janeiro, hoje são poucos os surfistas, mas o que mudou realmente?