sexta-feira, 12 de março de 2010

Micro-ondas gigante , digo Acelerador de partículas passará por reformas e ficará parado por um ano


Publicada em 11/03/2010 às 08h49m O Globo

Detalhe do colisor. Foto: Divulgação
LONDRES - A chance de recriar o Big Bang em laboratório ficará mais longe a partir de hoje, data em que o Grande Colisor de Hádrons (LHC) será fechado por um ano. Cientistas envolvidos no projeto afirmam que a máquina tem danos estruturais e que a ideia de recriar a explosão que deu inicio ao universo terá que ficar para o fim de 2011.
O acelerador de partículas custou cerca de US$ 10 bilhões para ser construído e conseguiu bater alguns recordes no último ano. O pesquisador Steve Myers, diretor da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (Cern), declarou que não há motivo para desânimo, já que após os reparos o acelerador provavelmente ajudará a provar a existência da matéria escura no Universo.
- Não podemos esquecer que o LHC é um protótipo e que sempre passará por reparos para virar uma versão melhor de si mesmo - explicou Myers.
O Grande Colisor de Hádrons é a maior máquina já construída. Ele chegou a despertar temores infundados de que poderia criar buracos negros capazes de destruir a humanidade, e foi citado também no best-seller "Anjos e Demônios", de Dan Brown. O aparelho foi ativado pela primeira vez em setembro de 2008, mas parou dez dias depois por causa do superaquecimeento no túnel circular de 27 quilômetros.

 Os caras erram o cálculo de resfiramento de uma máquina desse tamanho e ainda tem a cara de pau de dizer que os temores dele explodir tudo são infundados... Que demosntração de bom senso!!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que realmente mudou?

Documento especial de 1990, sobre o surfe ferroviário. Várias imagens sobre a miséria que é o subúrbio do rio fde janeiro, hoje são poucos os surfistas, mas o que mudou realmente?