terça-feira, 23 de março de 2010

Os possíveis futuros aviões da FAB

Matéria publicada no O GLOBO com as principais características dos finalistas do programa FX - escolha de um novo caça de interceptação e ataque para a Força Aérea Brasileira.



BOEING F/A 18 E/F SUPER HORNET BLOCK II
Oferta americana para a FAB e a preferida por seus oficiais levando-se em conta custo/benefício. Conheça um pouco da aeronave desenvolvida com a enorme responsabilidade de  substituir os míticos TOMCATS nos esquadrões navais americanos.
 
FICHA TÉCNICA _____________________________________________


Emprego: Caça Multi-Função
País de origem: Estados Unidos
Fabricante: Boeing
Forças Aéreas em serviço: Estados Unidos ( Marinha) e Australia.



Dimensões ( Versão E - Monoposto / Base Terrestre) :

. Envergadura: 13,7m

. Comprimento: 18,4m

. Altura: 4,9m

. Peso Vazio: 14,5 Ton

. Peso Máx. Decolagem: 30,2 Ton

. Capacidade de Carga: 9,5 Ton

. Combustível Interno: 6,7 Ton

. Combustível Externo: 7,4 Ton

. Motores: 2 turbinas General Electric F414-GE-400 com 44.000 Lb de empuxo

. Alcance:  1.275 nm (2.346 km) . Patrulha Aérea de Combate por  2,3 horas a 229 Nm (370Km) com 1 tanque de combustível

. Velocidade: Mach 1.8

. Teto Operacional: 50.000 pés
 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 
 
  
 

 
  

  



DASSAULT RAFALE
Apesar de ser o mais caro entre os concorrentes, é o preferido do governo brasileiro que, segundo alguns,  já teria decidido pela compra da aeronave francesa.
FICHA TÉCNICA _____________________________________________

Emprego
: Caça Multi-Função 
País de origem
: França
Fabricante: Dassault
Forças Aéreas em serviço: França.
    * Participa de licitações no Brasil e Índia


Dimensões :

 . Envergadura: 10,80m
 . Comprimento: 15,27m
 . Altura: 5,34m
 . Peso Vazio: 10 Ton
 . Peso Máx. Decolagem: 24,5 Ton
 . Capacidade de Carga: 9,5 Ton
 . Combustível Interno: 4,7 Ton
 . Combustível Externo: 7,5 Ton
 . Motores: 2 turbinas Snecma M88-2E4 com 17.000 Lb de empuxo
 . Alcance: mais de 1.000 nm ou 2.000 km. Patrulha Aérea de Combate por mais de 3 horas.
 . Velocidade: Mach 1.8
 . Teto Operacional: 55.000 pés
  
 
 

 
 
 

 

 

 
 

 

 

 

 


SAAB GRIPEN C/D
Caça sueco: a primeira opção dos militares em detrimento do Rafale, preferido pelo governo.

 
 FICHA TÉCNICA _____________________________________________
Emprego: Caça Multi-Função
País de origem:
Suécia
Fabricante:
SAAB
Forças Aéreas em serviço:
Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul. Atua também como aeronave de teste de pilotos na The UK Empire Test Pilots’ School (ETPS). Em seu país de origem, a Força Aérea Sueca o emprega desde 1997 e conta com 204 unidades das quais 28 na versão "D" (Biposto). A Força Aérea Real Tailandesa irá receber suas primeiras 6 unidades em 2011, que substituirão os seus atuais F-5. 
 
Dimensões (versão C - Monoposto):
  .Envergadura: 8.4 m
  .Comprimento: 14.1 m
  .Altura: 4.5 m
  .Peso Vazio: 6.8 Ton
  .Peso máx. Decolagem: 14.0 Ton
  .Capacidade de carga: 5.3 Ton
  .Combustível Interno: 2.0 Ton
  .Motores: 1 Turbina GE 414 com 98 KN de empuxo
  .Alcance: Superior a 2.200 nm ou 4.000 km. Patrulha Aérea de Combate a 700 nm ou 1.300 km a partir da base.
  .Velocidade: Mach 2.0
 
 
 

 
 

 
 

 

 

  fotos SAAB

Gripen Demo (Demonstrator) equipado com radar AESA
 

Gripen Demo (Demonstrator) equipado com mísseis Meteor (BVRAAM), Íris-T (Infra Red Imaging System Tail/Thrust Vector-Controlled) e bombas GBU10 Paveway II

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