quinta-feira, 1 de abril de 2010

Agora é mole!

O vídeo propaganda do Rio para as olimpíadas mostrava a cidade sem favelas.
Depois que o vídeo  já passou, e a cidade foi escolhida, veio esse projeto de lei. Oportuno não?
Mais uma para o troféu cara de pau, e segue a notícia:


Aviso sobre uso de Photoshop pode virar obrigatório

Rio - Um lei que tramita na Câmara dos Deputados pode obrigar as agências de publicidade a avisarem ao público sobre a manipulação de imagens em material publicitário. O projeto 6853/10 é de autoria do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) prevê que os anúncios tragam a seguinte mensagem "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada". A empresa que desrespeita pode ser multada em até 50 mil.

"Em tempos de Photoshop, a manipulação de imagens faz com que a fotografia seja muitas vezes radicalmente diferente da realidade. Manchas na pele são apagadas, rugas são cobertas, quilos a mais são extirpados. É difícil a um leigo perceber que o resultado final não é uma imagem original", afirmou o deputado em entrevista à Agência Câmara.

Na França, uma proposta parecida foi apresentada em setembro do ano passado no parlamento. Assim como o projeto brasileiro, as agências de publicidades e editores de conteúdo franceses ficariam obrigados a estampar no rodapé dosanúncios a mensagem " “Esta imagem foi modificada digitalmente e pode não corresponder à realidade”.
A parlamentar Valerie Boyer argumenta que pensou na lei por causa da popularização dos editores de imagens como o Photoshop está concebendo referências de estética e beleza que são inalcansáveis. No caso francês, as multas serão de 54 mil euros (cerca de R$ 140 mil) para quem não obdecer a regra.

Por enquanto, aqui no Brasil, o projeto ainda deve passar pelas comissões designadas para análise como Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A nova lei só vai ser votada no Plenário caso haja divergência entre as comissões ou recurso.

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