segunda-feira, 19 de abril de 2010

Farta distribuição de amor

Texto de Emílio Pacheco, texto com o qual eu concordo plenamente!


Uma amiga do Orkut acaba de enviar uma mensagem geral com o título "Amigos, olhem que decepção". Ela tem o hábito de, periodicamente, remeter aquelas mensagens de amor e carinho, de forma indiscriminada, a todos os perfis de sua lista. Não é só ela, como todos sabemos. Isso é uma mania do Orkut. Muitas vezes me perguntei se era só eu que achava isso totalmente desnecessário, um desperdício absoluto do potencial do Orkut e da Internet. As verdadeiras manifestações de apreço vêm de amigos da vida real, ou no mínimo alguém com quem já tenhamos um contato maior. E, de preferência, escritas especialmente para cada um. Isso, sim, é uma mensagem que dá aquele calorzinho no peito, aquela sensação de que alguém realmente gosta da gente.

No caso, o recado que tanto magoou a Orkuteira foi o seguinte:

Não seria melhor renovar? Palavras "bonitas" escritas pra todo mundo e chamando todo mundo de meu amigo querido e meu amor não seria um tanto estranho ?

Resumidamente, o comentário que ela acrescentou foi este:

Quanta indelicadeza! Não sei o que ele gostaria de receber. Preferiria ser ignorado, talvez? Fui na página dele e apaguei todos os scraps. E constatei que só recebia de mim, não existiam outros amigos diários. Sentirá minha falta, não acham?

De fato, a mensagem que ela recebeu foi num tom desnecessariamente grosseiro. Parece o desabafo de alguém que não agüenta mais ler textos escritos de forma totalmente impessoal, sem qualquer informação relevante. O que ele gostaria de receber? Isso eu sei: mensagens escritas só para ele. Em que cada palavra tenha sido escolhida para ele, pensando nele ou tratando de algum assunto que possa interessar a ele. Eu, por exemplo, já tive até que dar explicações por causa de um recado dizendo "obrigado por existir, você é especial na minha vida" vindo de alguém que nunca trocou sequer um e-mail particular comigo.

Então ele não tem outros "amigos diários". E ela parece dizer isso com desdém, como se ele fosse um cara desamado, solitário, rejeitado, só porque mais ninguém entope o mural dele com mensagens de amor tipo "metralhadora giratória". Talvez os outros amigos já o conheçam e saibam o que ele gosta de ler. E é possível, também, que a mesma mensagem que tanto magoou essa internauta em particular já tenha sido enviada a outros, que entenderam e pararam de mandar textos de auto-ajuda.

Por fim, será mesmo que ele vai sentir falta dela? Vai pensar que ela não o ama mais? "Foi alguma coisa que eu disse?" A verdade é que essas mensagens que "espalham amor" não acrescentam absolutamente nada. Amor de verdade não é um sentimento banal que se envie por carta circular. Por que, então, não passar os verdadeiros amigos em revista? Ligar para eles, ou mesmo enviar um e-mail personalizado? Aí, sim, estaríamos mantendo laços realmente válidos. "Amigos diários" são aqueles que nos conquistam por afinidade, não os que batem o ponto clicando no botão "enviar para todos" regularmente. A decepção dessa moça prova que ela ainda não percebeu isso. Tirando a agressividade, entendo perfeitamente a reação do rapaz. E concordo com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que realmente mudou?

Documento especial de 1990, sobre o surfe ferroviário. Várias imagens sobre a miséria que é o subúrbio do rio fde janeiro, hoje são poucos os surfistas, mas o que mudou realmente?