Trem que ligava Baixada à Barra do Piraí não volta a circular
POR RICARDO VILLA VERDE, RIO DE JANEIRO
Rio - A volta da circulação do trem de passageiros conhecido como Barrinha, que ligava Japeri, na Baixada Fluminense, a Barra do Piraí, no Sul do estado, foi descartada pelo governo do Estado. As composições que haviam sido reformadas para voltar a circular no trecho serão deslocadas para o ramal de Guapimirim, que será operado pela Supervia. Por isso, os trens já estão tendo as bitolas alteradas.
A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes. "A Supervia está mudando a bitola deles (trens) porque o Barrinha não pôde ser utilizado por causa do transporte de carga da MRS", explicou o secretário.
Segundo Lopes, não havia como dar previsibilidade de horário para circulação do Barrinha, porque o ramal entre Japeri e Barra do Piraí é utilizado extremamente pela MRS para transporte de cargas. "Os trens do Barrinha agora vão servir à população de Guapimirim", explicou o secretário.
A volta do Barrinha aos trilhos chegou a ser anunciada para 2007, mas entraves com a MRS Logística, concessionária do ramal da antiga Central do Brasil desde 1996, impediram o retorno. O trem parou de circular em setembro de 1996, após um grave acidente que causou a morte de 15 pessoas e deixou 60 feridos. Foi a maior tragédia do sistema ferroviário dos últimos 30 anos. O Barrinha, que transportava 90 passageiros, foi atingido a 700 metros da estação de Japeri por um trem de carga que desceu a serra desgovernado. Moradores das cidades atendidas pelo trem protestaram contra a paralisação, mas o Barrinha nunca mais voltou a circular.
http://odia.terra.com.br
POR RICARDO VILLA VERDE, RIO DE JANEIRO
Rio - A volta da circulação do trem de passageiros conhecido como Barrinha, que ligava Japeri, na Baixada Fluminense, a Barra do Piraí, no Sul do estado, foi descartada pelo governo do Estado. As composições que haviam sido reformadas para voltar a circular no trecho serão deslocadas para o ramal de Guapimirim, que será operado pela Supervia. Por isso, os trens já estão tendo as bitolas alteradas.
A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes. "A Supervia está mudando a bitola deles (trens) porque o Barrinha não pôde ser utilizado por causa do transporte de carga da MRS", explicou o secretário.
Segundo Lopes, não havia como dar previsibilidade de horário para circulação do Barrinha, porque o ramal entre Japeri e Barra do Piraí é utilizado extremamente pela MRS para transporte de cargas. "Os trens do Barrinha agora vão servir à população de Guapimirim", explicou o secretário.
A volta do Barrinha aos trilhos chegou a ser anunciada para 2007, mas entraves com a MRS Logística, concessionária do ramal da antiga Central do Brasil desde 1996, impediram o retorno. O trem parou de circular em setembro de 1996, após um grave acidente que causou a morte de 15 pessoas e deixou 60 feridos. Foi a maior tragédia do sistema ferroviário dos últimos 30 anos. O Barrinha, que transportava 90 passageiros, foi atingido a 700 metros da estação de Japeri por um trem de carga que desceu a serra desgovernado. Moradores das cidades atendidas pelo trem protestaram contra a paralisação, mas o Barrinha nunca mais voltou a circular.
http://odia.terra.com.br
Minha opinião
O barrinha só volta se hover mobilização popular maciça.
A loco 7115 que já havia sido reformada para fazer o trem foi encaminhada de volta para a supervia inclusive.
Na verdade o que barrou o trem não é incompetência para operar, a MRS perde dinheiro operando trens de passageiro, a cada trem de passageiro na via há uma janela a menos de circulação para os trens de minério.
Além disso, o governador do estado é um neoliberal, tem uma mentalidade de privatização sem contrapartidas para a população, a supervia usa os equipamentos que recebeu do estado sem dar manutenção pesada, agora ela precisa de trens reformados pelo estado para poder continuar a operar.
Então em um único lance o estado mata o barrinha, agrada a MRS e dá de presente para a supervia um trem inteiro reformado.
Quanto vocês acham que a MRS e a supervia liberam no caixa 2 para a campanha de Cabral e Júlio Lopes?
A loco 7115 que já havia sido reformada para fazer o trem foi encaminhada de volta para a supervia inclusive.
Na verdade o que barrou o trem não é incompetência para operar, a MRS perde dinheiro operando trens de passageiro, a cada trem de passageiro na via há uma janela a menos de circulação para os trens de minério.
Além disso, o governador do estado é um neoliberal, tem uma mentalidade de privatização sem contrapartidas para a população, a supervia usa os equipamentos que recebeu do estado sem dar manutenção pesada, agora ela precisa de trens reformados pelo estado para poder continuar a operar.
Então em um único lance o estado mata o barrinha, agrada a MRS e dá de presente para a supervia um trem inteiro reformado.
Quanto vocês acham que a MRS e a supervia liberam no caixa 2 para a campanha de Cabral e Júlio Lopes?
A MRS só operará o barrinha se a população impedir a circulação dos trens de carga da MRS, na marra!
Mas nós sabemos que isso não vai acontecer, nosso povo é pacífico demais para isso.
QUE DEUS SALVE ESSE PAÍS!
TREM REFORMADO PARA SER O BARRINHA DURANTE O GOVERNO DE ROSINHA MATHEUS.
AGORA FOI DOADO PARA A SUPERVIA PARA COBRIR A FALTA DE MATERIAL CAUSADA POR FALTA DE MANUTENÇÃO. MALDITOS NEOLIBERAIS!
eu acho uma sacanegem eu moro em mendes uma cidade em q o barrinha passava se ele volta-se seria otimo para todos estudantes trabalhadores e melhoraria o turimo em nossa cidade mas eu nunca vou perder as esperança um dia pode está bem longe mais um dia o trem barrinha volta para melhora o trasporte em nossa cidade
ResponderExcluirA sacanagem continua. Homens quenão tem visão das coisas. Realmente o caixa 2 deve estar recheada.
ResponderExcluirVolta barrinha... Vamos nos mobilizar !!!
ResponderExcluirSe não tiver caixa 2 não sai do papel ja dizia Marcelo oder
ResponderExcluirvamos fazer uma ação popular para que o barrinha volte!!
ResponderExcluir