terça-feira, 7 de setembro de 2010

Antes do Choque


 Aqui esta o outro famoso e saudoso TREM-INCONFIDENTE no qual fazia o trecho de: Barão de Mauá (RJ) à Caratinga (MG); este trem é pouco conhecido pelo os saudosistas (até mesmo para os próprios ferroviários) era muito parecido e confundido com o seu irmão: TREM-CACIQUE (Rio-Cachoeiro de Itapemirim) por ter a mesma composição de carros. Aqui o INCONFIDENTE esta chegando à plataforma-1 de Barão de Mauá em meados da década dos anos 70; em meus relatos e pesquisas este trem foi suspenso do serviço também nesta década, muito antes do seu irmão CACIQUE que foi em 1984. OBS: Era este trem que seguia pela a antiga E.F. RIO D'OURO até Pavuna entrava na ex-Circular da Pavuna; São Matheus (ainda na antiga e saudosa métrica) passando em Rocha Sobrinho; Ambaí até chegar a Japeri; Conrado; Governador Portela; Miguel Pereira; Paty do Alferes; Paraíba do Sul e quando chegava a Três Rios (saindo da LINHA AUXILIAR); e partir daí ele entrava na saudosa e extinta LINHA DE BICAS até chegar ao território mineiro. Foto da ex-REVISTA REFESA.


Foto e texto de Edson V. Teixeira, este é mais um dos falecidos trens da linha auxiliar que tanto fazem falta nos dias de hoje.
Vendo-se o que é a estação de Barão de Mauá hoje é quase impossível imaginar que dali se podia alcaçar praticamente todo o estado do Rio de Janeiro, sul de Minas e do Espírito Santo apenas tomando um trem.


"Eu morava em governador Portela e era agente de estação de lá. Viajei, juntamente com minha esposa e filha, na inauguração deste saudoso trem que teve uma efêmera duração. Foram tiradas muitas fotos para jornais (deve ter algo na biblioteca nacional) e lá estavam as T.V.'s tupi, rio e globo (não me lembro da T.V. continental, que já existia). (A T.V. manchete foi inaugurada bem mais tarde). O fato ocorreu por volta de 1968/69. Mas, me lembro que o trem circulou pelo recém inaugurado trecho Ambaí-Campos Elíseos. Essa foto é extremamente nostálgica para mim..."

José Vasconcelos.

Locomotiva diesel U-10-B(R.F.F.S.A) com o INCONFIDENTE , aqui numa ponte(em curva) entre as cidades mineiras de Manhuaçu e Manhumirim. 
Foto/coleção da REVISTA REFESA(R.F.F.S.A) via-Alexandre Rezende(RUSSO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que realmente mudou?

Documento especial de 1990, sobre o surfe ferroviário. Várias imagens sobre a miséria que é o subúrbio do rio fde janeiro, hoje são poucos os surfistas, mas o que mudou realmente?