sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Nem tudo é derrota na ferrovia

A oitava estação do Metrô do Cariri vai começar a operar na próxima segunda-feira, 13. A Estação Fátima está localizada em Juazeiro do Norte. O Metrô do Cariri liga os municípios de Juazeiro do Norte e Crato e já opera com as estações de Juazeiro, São Pedro, Antônio Vieira, São José, Muriti, Padre Cícero e Crato.
Atualmente, o sistema transporta em média 1.700 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, das 6 às 19 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas. O serviço foi inaugurado em dezembro de 2009 e é operado com dois veículos do tipo Transporte Rápido Automotriz (Tram). Os trens foram fabricados pela empresa Bom Sinal, de Barbalha.
O Projeto do Metrô do Cariri é o primeiro de requalificação do sistema ferroviário de transporte de passageiros no interior do Estado. Envolveu investimentos do Governo do Estado da ordem de R$ 25 milhões que abrangeram a remodelação da via permanente entre o bairro Vila Fátima, no Juazeiro do Norte, e o distrito de Muriti, no Crato, com a substituição de dormentes, correção de alinhamento e nivelamento da linha.
Também foi construída via permanente entre o distrito de Muriti e as proximidades da antiga estação ferroviária do Crato, com a remoção de interferências, terraplenagem e drenagem e reconstruída a ponte ferroviária sobre o rio Lobo, no Crato, e as estações tipo tubular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que realmente mudou?

Documento especial de 1990, sobre o surfe ferroviário. Várias imagens sobre a miséria que é o subúrbio do rio fde janeiro, hoje são poucos os surfistas, mas o que mudou realmente?