quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Hotel da Papuda

Presos há quase dois meses no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, os condenados no julgamento do mensalão recebem um tratamento privilegiado, de acordo com reportagem divulgada no Jornal Folha de S.Paulo.
Os colegas “petistas” como foram denominados pelos demais detentos, – mesmo somente dois dos oito mensaleiros serem do PT –, comem melhor e não se misturam com os demais, alguns chegam a tomar banho de sol o dia inteiro e são mais bem tratados pelos carcereiros.
Essa é a versão comentada pelos detentos, segundo a matéria. Porém, a direção da Papuda afirma que a situação não é assim. Mas os presos do mensalão têm rotina diferenciada, por razões de segurança.
Presos na mesma cela do Centro Integrado de Reabilitação (CIR), de regime semiaberto, o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-tesoureiro do PL (hoje PR) Jacinto Lamas e os ex-deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Carlos Rodrigues (PR-RJ) estão em ala destinada a ex-policiais.
Já os presos do regime fechado, o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza e seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, estão em celas individuais.
O dia na Papuda tem horário para os detentos acordarem, receberem as refeições e banho de sol. No entanto, os mensaleiros desfrutam de alimentos diferenciados, que são comprados na cantina do presídio, com o dinheiro que é semanalmente levado por familiares.
No horário do banho de sol, mais uma vez a rotina dos “petistas” é diferente da dos 12 mil presos da Papuda. Os condenados do mensalão têm um dos sete pátios do CIR exclusivo, sem contato com outros presos. Além disso, aqueles que estão no CIR também têm uma TV dentro da cela.
Marcela de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que realmente mudou?

Documento especial de 1990, sobre o surfe ferroviário. Várias imagens sobre a miséria que é o subúrbio do rio fde janeiro, hoje são poucos os surfistas, mas o que mudou realmente?