quarta-feira, 9 de julho de 2014

ENGARRAFAMENTOS EMBLEMÁTICOS

Prof. Marcos Coimbra
Membro do Conselho Diretor do CEBRES, Titular da Academia Brasileira de Defesa e da Academia Nacional de Economia e Autor do livro Brasil Soberano.
         O engarrafamento sofrido pelo Papa Francisco na Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro, é emblemático. O erro foi indesculpável, demonstrando uma falha na segurança, envolvendo cerca de 30.000 agentes, no global, após meses de planejamento e treinamento dos responsáveis. Até o momento em que escrevemos este artigo, não foi divulgada a informação de quem teria sido o (ir)responsável pela lambança. Assistimos a um jogo de empurra de responsabilidades, desde a prefeitura aos agentes federais. Talvez nunca saibamos quem errou, mas a argumentação de que nada aconteceu de grave não é aceitável. A brecha foi aberta para uma tragédia acontecer, não efetivada por graça divina e a falha foi explorada à exaustão por especialistas e pela mídia.
         A leitura diária dos periódicos mostra, a todo instante, os “engarrafamentos” ocasionados pela incompetência demonstrada pelos atuais detentores do poder político no Brasil, os quais possuem um projeto de manutenção no poder de verdadeiras “quadrilhas organizadas”, ao invés de apresentar à sociedade brasileira um projeto nacional de desenvolvimento. As manifestações populares autênticas ocorridas no país mostram de modo contundente a insatisfação do cidadão diante do descalabro, da anarquia, da incapacidade de governança e de gestão, da exploração desenfreada praticada pela classe política, de um modo geral, por corruptos e corruptores de toda ordem, que já se acostumaram à exploração desenfreada do povo brasileiro.
         O governo afirma não haver recursos para atender às necessidades coletivas da população, mas eles existem para projetos faraônicos, perdão para dívidas milionárias de outros países, licitações fraudulentas de grande magnitude, manutenção da enorme máquina de corrupção, eivada de fisiologismo e nepotismo, capaz de exaurir o fruto do trabalho empreendido pelos agentes produtivos do sistema econômico. Normalmente, apenas são eleitos os políticos comprometidos com este perverso processo, pois recebem doações milionárias de grandes empresas, na realidade um investimento com o objetivo de obtenção de um retorno muitas vezes maior, por intermédio de contratos obscuros.
         Existe a prevalência do interesse individual sobre o interesse coletivo, ao contrário do ocorrido em países mais desenvolvidos e justos. Exemplos gritantes podem ser citados, como a não correção pelo governo federal das aposentadorias dos beneficiários do INSS, recebedores de estipêndios superiores a um salário mínimo, enquanto perdoa dívidas de centenas de milhões de dólares de países, onde a miséria campeia, mas seus dirigentes são bilionários, para facilitar os negócios de grandes empreiteiras. E a eleição de “vencedores” em setores empresariais pelo BNDES (ao custo de bilhões), além da “maquiagem” das Contas Nacionais?
Os gastos em publicidade são monumentais, flagrando-se a veiculação, várias vezes por dia, nas emissoras de televisão, em especial, de artistas populares, em geral os mesmos, simpáticos a partidos políticos da base governamental, que recebem elevadas quantias para realizar a propaganda ostensiva da administração da candidata à reeleição.
         A existência de 39 ministérios com mais de 22.000 cargos de confiança preenchidos por “companheirismo” e não por mérito, a fim de possibilitar o denominado “presidencialismo de coalizão”, caracteriza o desperdício injustificado dos recursos auferidos através da arrecadação de cerca de 40% do PIB sem haver a contrapartida da prestação de serviços dignos de Saúde, Educação, Segurança, Saneamento, Transportes etc.
         A insistência na construção prioritária do “trem-bala”, da ordem de no mínimo 60 bilhões de reais, é suspeita, considerando-se a inexistência de malha ferroviária adequada às carências do país, em especial considerando-se a triste situação do Rio de Janeiro, onde nosso “metrô” possui apenas uma linha com uma extensão para atender milhões de usuários, privilegiando o transporte por ônibus, na contramão de grandes cidades como Nova Iorque, Paris e Londres com inúmeras linhas.
         E, por último, é preciso destacar a demonstração de competência do novo Papa argentino Francisco, o qual, mercê de seu carisma, simplicidade e simpatia, é um exemplo de figura pública a ser seguido por políticos brasileiros, tão arrogantes, presunçosos e incapazes. Seu pronunciamento contra a legalização das drogas foi contundente e oportuno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que realmente mudou?

Documento especial de 1990, sobre o surfe ferroviário. Várias imagens sobre a miséria que é o subúrbio do rio fde janeiro, hoje são poucos os surfistas, mas o que mudou realmente?