sexta-feira, 11 de julho de 2014

O BRASIL NÃO É MAIS O PAÍS DO FUTEBOL - Alex Campos


Já sabemos que o Brasil não é mais o País do Futebol, falta agora deixar de ser o País do Jeitinho. A goleada sofrida pela Seleção estabeleceu, em apenas um jogo, 20 fatos, marcas ou recordes incríveis - que serão lembrados até depois do Juízo Final.

O legado que fica da Copa é duro: "o fracasso dói, desampara e desencanta"; por isso, convém alertar que o Brasil é maior do que um campo de futebol.

Sendo maior que um campo, o país pode sofrer vexames muito piores em grandes ou pequenas áreas. Daí que o País precisa assimilar pelo menos 7 lições - uma para cada gol que levou.

1ª.- Não se pode apostar tudo num único salvador, num único homem ou numa única mulher.

2ª.- Não se pode acreditar sempre em saídas mágicas, soluções milagrosas ou medidas curandeiras.

3ª.- Não se pode viver eternamente de oba-oba, conversinha, tapinha nas costas ou me-engana-que-eu-gosto.

4ª.- Não se pode ignorar ou desdenhar a crítica, os críticos ou os descrentes, pois eles podem estar vendo o que a soberba, a arrogância e o pedantismo não enxergam.

5ª.- Não se pode desprezar os aprendizados e as conquistas do passado, se elas forem consistentes para o presente e relevantes para o futuro.

6ª.- Não se pode sequestrar valores, torturar vocações e matar tradições que enriqueceram nossa cultura e já fazem parte da nossa História.

7ª.- E Não se pode celebrar improviso ou improvisação, porque, mais cedo ou mais tarde, a vida real vem nos cobrar tudo de uma só vez: foco, método e mérito; treinamento, planejamento, aperfeiçoamento; capacitação, qualificação, organização; competência, eficiência e excelência.

Não necessariamente nessa ordem, mas necessariamente dessa forma!

Se na Copa foi como foi, IMAGINA NA ELEIÇÃO! IMAGINA NA REELEIÇÃO!

Alex Campos  - 10/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que realmente mudou?

Documento especial de 1990, sobre o surfe ferroviário. Várias imagens sobre a miséria que é o subúrbio do rio fde janeiro, hoje são poucos os surfistas, mas o que mudou realmente?